top of page

Falsos Gurus


Vamos começar listando os casos brasileiros mais recentes: João de Deus, Gê Marques, Deva Nishok.


No mundo: Sri Prem Baba, Bikram Choudhury, Osho, Pattabhi Jois, isso, sem contar as recentes denúncias através do movimento #MeTooGuru que é um novo coletivo de vítimas de abusos sexuais perpetrados por mestres, monges e leigos que se autodenominam gurus.


O que esses casos têm em comum? Abusos, assédio e tortura psicológica.


Todos começam com promessas milagrosas: “massagens terapêuticas para "abrir os cakras". Muitas vítimas relatam cura espiritural:


“Ele me disse que a energia sexual era uma energia de cura. A energia da vida. Eu estava completamente fragilizada." - Vítima de João de Deus.


Todos esses casos tratam de indivíduos que abusam da sua posição de poder enquanto "mestres", "mentores", "gurus", "professores" que, através da relação mestre-discípulo, criam um relacionamento predatório com seus alunos. No Yoga, muitos ajustam seus alunos de maneiras constrangedoras e inapropriadas, trazendo insegurança e medo dentro da sala de aula. Abuso sexual é crime e o Yoga tem essa cultura podre de acobertar esses abusos, culpar as vítimas e fazer pouco caso do sofrimento delas.


O acobertamento e o negacionismo são as políticas aplicadas pelos próprios abusadores e as instituições que eles mantêm, desde que os primeiros casos vieram à tona na década de 1960. Como no famoso caso de K. Pattabhi Jois, professor de Aṣṭāṅga Vinyasa Yoga falecido em 2009. Por décadas, este indivíduo aproveitou-se sexualmente das suas alunas através de manipulações e toques abusivos e totalmente inapropriados.


Mais tarde aqui no Feed tratei pra você 10 formas de identificar um falso mestre. E mais importante que identificar é denunciar professores e mestres espirituais que façam ajustes agressivos, abusivos, que lhe tocam sem consentimento e que oferecem práticas sexuais como cura.


Um verdadeiro mestre é aquele que ensina que VOCÊ É SEU PRÓPRIO GURU!


Tem algum Guru que me escapou?

Já comenta aqui embaixo 👇🏾


Links de referência:


João de Deus



Sri Prem Baba


Gê Marques


Deva Nishok


Bikram Choudhury


Pattabhi Jois


Osho

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page